quarta-feira, 11 de junho de 2008

Movies' Talk: Censura


Trabalhando aqui no Canada numa empresa que promove filmes canadenses, filmes com certeza seriam o assunto principal do meu dia. Mas atualmente, na verdade, o maior dos assuntos por aqui eh o risco que eles correm de nao serem feitos. Nao todos, mas uma boa parte deles.

Um projeto de lei novo circula pelos congressos e parlamentos daqui e anda tirando o sono dos produtores e diretores locais. A Bill C-10 jah eh comumente chamada de lei da censura e consiste no seguinte: se essa lei passar, o primeiro-ministro vai ter o poder de vetar que os fundos do governo destinados exclusivamente a producao de filmes sejam utilizados por diretores e produtores, caso ele acredite que o conteudo seja "abusivo" ou "ofensivo".

O grande problema daqui eh que a grande maioria dos filmes sao produzidos gracas aos fundos providos pelo governo, o que prejudicaria e muito a industria local nesse caso. A pergunta que mais circula na industria aqui eh: quem eh o ministro pra nos dizer o que eh ofensivo ou nao? Muitos diretores e atores (incluindo Sandra Oh, de Grey's Anatomy) ja se manifestaram publicamente contra o assunto. No meu caso aqui isso esta mais vivo do que nunca pq nos estamos trabalhando agora pra promover um filme chamado "Young People Fucking" (eu sei, o titulo nao ajuda tb) e ele eh o centro dos debates, sendo criticado por varios apoiadores da lei, incluindo lideres religiosos e de chamadas instituicoes "em pro da familia". Acontece que o filme nao passa de uma comedia. Obvio que a tematica eh o sexo, mas nao eh nada absurdamente explicito. E obvio, nenhuma dessas pessoas que critica assistiu ao filme inteiro, no maximo o trailer.

Eu me pego pensando se isso fosse no Brasil e se o nosso caso fosse como o deles (o que em grande parte dos casos, ate eh, pq mts cineastas usam o fundo de incentivo a cultura do governo). Cidade de Deus, Carandiru, Tropa de Elite, nada disso passaria. Eh a civilizacao regredindo.

10 comentários:

Marcel Gois disse...

Faixa etária está aí pra isso ueh! e produções independentes também! xD O que não dá é sair censurando tudo, é até inconstitucional isso, pelo menos aqui no Brasil é. :D

Petterson Lima disse...

É, por isso que nem me apeguei a Dirt cara =P
e realmente a maldição de Friends tá comendo solta cara.
Nenhum seriado com a galera vira, incrivel!
Abraços, see ya!

Lucas Santtos disse...

AHSUdHUASHDHUAS! Vixeee!

Cara com tu nunca assistiu OTH! è uma serie excelente, nunca pensou nem em dar uma chance a serie?? Aproveite que a maioria ds seriados estao de ferias!

Atpeh!

Robson Saldanha disse...

Com certeza cara, isso é censura das mais graves! A liberdade de expressão fica aonda no século XXI? Poxa é triste que isto esteja acontecendo e te digo uma coisa: não dou muito tempo pra que isso aconteça aqui no Brasil já que, como falou, muitos dos nossos filmes recebem incentivos governamentais!

Kamila disse...

Sou totalmente contra este projeto! Um absurdo tentar negar o financiamento a obras que possam ser consideradas de conteúdo abusivo. Se a moda pega....

ღ mey ♥¨`*•.¸¸.•*´¨♥ღ disse...

poxa, que legal vc trabalhar numa produtora, deve ser animal =D

bjs

Hugo disse...

Este tipo de projeto cheira a censura, parecendo muito mais bandeira de político que quer ganhar votos com o público religioso e moralista.

Abraço

Sergio Deda disse...

Poxa.. complicado.. em tempos comuns isso eh proibido de acontecer no Brasil devido ao que diz a Const. como Marcel disse.

Estou de volta a ativa dps de um tempinho ausente

vlws

pseudo-autor disse...

Isso parece até Macarthismo. Um crime, sem sombra de dúvidas! Nem o Vencedor atual do Oscar, dos Irmãos Coen, passaria (segundo essa lei). Acho graça desses políticos moralistas querendo determinar o que é ético ou não. Eles próprios não o são (veja o caso do Brasil, então, e toda essa corrupção desmedida). Se nem o Canadá, um país desenvolvido, consegue fugir desse dilema, imagine então o nosso cinema? Abraços e ganhou mais um leitor. Vou retornar aqui mais vezes.

Discutir a mídia? Acesse
http://robertoqueiroz.wordpress.com

Marcel Gois disse...

Breno, vamos tentar atualizar essa bodega, hein? você já voltou pro Brasil há umas 2 semanas e ali ainda diz que você está no canadá!